De forma bem simples e resumida o que acontece é o seguinte :
Antes de explicar o que acontece, você sabe o que é isso ? RGB ou CMYK ?
– De uma maneira simplificada, são apenas paleta de cores. Ou seja, são como conjunto de cores. São conjunto de cores formadas a partir da combinação de suas cores básicas. No caso doRGB do inglês – Red ( vermelho ) Green ( verde ) eBlue (Azul ). E no caso do CMYK – do inglês Cyan (ciano- que não é azul) – Magenta (magenta – que não é vermelho), Yellow ( amarelo ) e depois foi acrescido o BlacK (preto).
A mistura dessas cores básicas, vai gerar a paleta de cores RGB ou a paleta de cores CMYK.
E sabe o que a sublimação e personalização de produtos tem a ver com isso ? Tudo. Como é que você vai sublimar uma determinada cor, se sua impressora não consegue reproduzir esta cor ???
As cores que vemos segue um padrão definido como modelo de CIE(1931) – é basicamente uma paleta imaginária que contém todas as cores visíveis ao ser humano ( aprox. 300.000 ). Porém essa paleta de cores, não pode ser exibida por um monitor de TV, nem de LCD, nem de LED, e menos ainda numa impressora.
Essa imagem ao lado seria a paleta de cores teórica do modelo CIE.
Para este artigo não ficar muito grande. Vou encurtar da seguinte forma;
Os monitores, câmeras fotográficas e scanners utilizam como padrão de cores o RGB. Já as impressoras utilizam o padrão CMYK.
O padrão RGB possui uma variedade bem maior de tons de cores que o CMYK.
Bom, e o que isso quer dizer ? Isso quer dizer que, as cores que você enxerga no monitor, pode não ser reproduzida pela impressora. Por melhor que seja a tinta, a impressora não será capaz de reproduzir aquela tonalidade, simplesmente pela restrição de cores que o padrão CMYK oferece.
Basicamente é como a foto ao lado. Temos as cores do CIE, as cores que podem ser exibidas num monitor e as cores que podem ser impressas numa impressora.
Ou seja, tem cores que só existe no padrão RGB e tem cores que só existe no padrão CMYK. As cores que pertencem às duas paletas, maravilha ! Você vai ver no monitor e vai ser impressa pela impressora. Porém, as cores RGB que seu monitor mostrar na tela que não estão presentes na paleta CMYK da sua impressora, não será impressa corretamente.
Para corrigir isso, existem diversos métodos de compressão e conversão de cores. Mas isso já é assunto para um próximo artigo. Como é que você fazia sublimação sem saber disso ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.